terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Macarons - famosos na telinha da GLOBO

Ontem na Globo saiu uma reportagem super legal sobre macarons, segue abaixo o texto.
para ver o vídeo, melhor acessar o link
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/02/doce-frances-faz-sucesso-no-brasil.html
espero que gostem!


Edição do dia 27/02/2012
27/02/2012 13h28 - Atualizado em 27/02/2012 19h28

Doce francês faz sucesso no Brasil

O macaron é um doce clássico na França e pode ser feito de vários sabores. Para agradar o paladar brasileiro, as opções de maracujá, amendoim e doce de leite foram incluídas nos cardapios das docerias


"Eles já estão colorindo as padarias, em Florianópolis, mas ainda são novidade para muita gente.
Em uma única loja, são vendidos 12 sabores do macaron, um doce clássico na França. “No conceito de loja gourmet não poderia faltar doces de várias partes do mundo. Principalmente os franceses, que a doceria francesa é tão tradicional. Escolhendo dentre os doces o mais destacado, que é emblemático, são os macarons”, diz Luciane Daux, consultora gastronômica.

Entre os macarons mais famosos da França estão os de baunilha, framboesa e chocolate, mas a lista de sabores é imensa. Tem até de azeite de oliva. Já que é possível criar, as docerias daqui decidiram usar os sabores bem brasileiros.

“O maracujá, que é uma fruta típica brasileira, ele está no meu cardápio e o de doce de leite que agrada a todos. O doce de leite mesmo sendo um doce muito tradicional na Argentina, no Uruguai, mas o brasileiro adora um doce de leite”, explica a dona da casa de chás, Mayra Pauli.

A designer de sobrancelhas Stela Mansur trocou os bem casados que daria de lembrança no aniversário por macarons coloridos. “Eu acho uma idéia super original, porque eu não tinha visto ainda em nenhuma festa, esse tipo de opção. Como eu queria fazer uma coisa diferente, eu achei que era o ideal, a ideia ideal, porque surpreende”.

A massa é à base de claras, açúcar e farinha de amêndoas. Existem alguns truques para a receita não desandar. “Eu vou dar umas batidinhas, para ele ficar mais lisinho na parte superior e vou deixar descansando aqui por 12 minutos”, conta Paula Popi.

Os macarons devem ir para o forno pré-aquecido na menor temperatura possível. A doceira dá outras dicas: “vou contar um segredinho, eu coloco essa forma na parte inferior para proteger a base dos meus macarons na hora de assar. Deixo aqui agora por 12 minutos”.

Depois é só esperar que esfriem e começar a montagem. “A gente vai pegar as duas conchinhas e vai unir com o recheio que eu fiz aqui. Eu escolhi fazer de limão siciliano e de ganache de chocolate, mas isso é opção sua. Pode ser de pistache, pode ser de doce de leite, pode ser de amendoim, isso vai do gosto de cada um”, garante.