segunda-feira, 22 de abril de 2013

Chocolate gourmet: entendendo a diferença...

Bom, é fácil percebermos sensorialmente a diferença de um chocolate bom para um médio e um ruim.... mas de onde vem toda esta diferença??
por que tem tanta diferença de preço?
por que um derrete mais que outro?

Saiu uma reportagem super bacana no Estadão sobre isso e segue abaixo as diferenças das etapas de produção de matéria prima...
espero que gostem, eu adorei!!

Nós usamos sempre o chocolate da marca Callebaut na confecção dos nossos bombons!! e nos orgulhamos disso, pois queremos que nossos clientes sintam esta diferença!



"Não é só o teor de cacau que diferencia o chocolate gourmet do comum", explica Plínio Freitas, gerente de vendas e marketing da multinacional suíça Barry Callebaut, que produz chocolate de alta qualidade para a indústria de alimentos. Também não é só o preço, que em alguns casos pode chegar a até R$ 300 o quilo.
"Todos os ingredientes precisam ser de primeira linha. E o processo de fabricação também é diferente", diz. Na produção, o que difere o processo de fabricação de um chocolate comum do gourmet é um processo chamado "conchagem". Depois de misturados todos os ingredientes e quando o chocolate ainda é um creme espesso, ele seque para grande batedeiras, onde é agitado por no mínimo 24 horas. Os chocolates industriais comuns, por sua vez, são "concheados" por apenas duas horas. "Esse processo é fundamental para deixar o chocolate cremoso", afirma Freitas. Mas é bem mais caro já que, enquanto as máquinas estão revirando o chocolate, o restante da linha fica parada.