quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ORIGEM DO CROISSANT

Bom, agora é a vez de uma postagem que não tem a ver com produto fabricação Le Delice, mas que na minha opinião é muito interessante!

Bom, eu, como apaixonada pela França, principalmente Paris, mesmo depois de ter morado lá vários meses, estudado como se faz o croissant, nunca soube da real origem...

E tudo aconteceu ontem, quando parei numa banca para comprar uma revista- Casa e Ambiente Bebe que tinha saído uma matéria com os nossos macarons. (postarei as fotos no próximo post)

Ai me deparei com o dono da banca, super simpático e atencioso que falou que tinha origem francesa, falou dos macarons, etc.... e num dado momento ele me perguntou a origem dos croissants... dai obviamente disse que se ele estava me perguntando era porque não era francês... e ele me contou todas historia que tentarei resumir a seguir!

Enfim, adorei saber e melhor ainda, entender o porque da classificação dos folhados na frança ser  Viennoiserie ... matéria que tive no meu curso, mas não sabia que tinha este significado.
Espero que gostem tanto quanto eu! :)

Croissant é uma palavra francesa que significa crescente. Identifica um pão característico, de massa folhada em formato de meia-lua.


Muitos acreditam que o croissant é de origem francesa. 


É o pãozinho de massa folhada mais famoso do mundo. Seja com geléia, manteiga ou mesmo chocolate, essa delícia caiu no gosto de muita gente. 
Do contrário, que se pensa suas origens não está em terras francesas, e sim, nas terras austríacas. 
Sua origem é considerada uma das grandes lendas de todos os tempos.

Conta a lenda, que essa especialidade foi inventada por volta de 1683, em Viena. 
O império Otomano tentava aumentar suas possessões na Europa. Como não conseguiam entrar pelas portas da frente da cidade de Viena, o exército decidiu que, durante algumas noites eles iriam escavar tuneis até o centro da cidade.
Nesse período, o exército turco não contava com os padeiros de Viena, que permaneciam acordados durante a noite, para preparar pães frescos para todas as mesas da cidade. Em uma noite, os padeiros ouviram um barulho e deram o alarme. 
Isso fez com que os turcos não tivessem êxito na tentativa de invasão e de conquista da cidade.
Os padeiros não quiseram nenhuma recompensa a não ser, o direito exclusivo de criar algo que comemorasse a vitória sobre o inimigo. Pensaram então, em criar uns pãezinhos folhados em forma de meia-lua, símbolo representado na bandeira turca. 
Desse modo, os vienenses tinham a oportunidade de comer o tal pãozinho destruindo o inimigo. 
O croissant ficou conhecido por “Vinnoiserie”. Só mais tarde, por volta de 1770, que o croissant chegou ao território francês, por Maria Antonieta – austríaca de nascença e que tornou rainha da França.

fontes: